Evento da FIEMG Regional Zona da Mata promove reflexão sobre saúde, emoções e desafios da mulher contemporânea

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, a FIEMG Regional Zona da Mata promoveu, no dia 9 de março, em sua sede em Juiz de Fora, o encontro “Entre Ciclos e Emoções – Um olhar integrado para a mulher”, iniciativa voltada à reflexão sobre saúde integral feminina, bem-estar e os desafios enfrentados pelas mulheres na vida pessoal e profissional. O evento foi destinado às funcionárias da FIEMG Regional Zona da Mata e das unidades do SESI e do SENAI de Juiz de Fora, reunindo também coordenadoras sindicais e convidados em um momento de diálogo, aprendizado e valorização da mulher.

A abertura foi conduzida pela presidente da FIEMG Regional Zona da Mata e do Sindivest JF-GV, Mariângela Miranda Marcon, que destacou a importância de promover espaços de reflexão sobre o papel das mulheres na sociedade e no ambiente de trabalho. “É uma grande satisfação receber todos vocês para este momento de reflexão sobre o papel da mulher, suas responsabilidades, desafios e horizontes. Precisamos olhar para a mulher de forma integral, reconhecendo sua força, sua sensibilidade e a importância de cuidar também da sua saúde e do seu bem-estar”, afirmou.

Mariângela também agradeceu a presença dos palestrantes e ressaltou a parceria do SESI Saúde e Segurança no Trabalho (SST), além do apoio da Escola SESI Granbery, dos Clubes SESI e das unidades do SENAI de Juiz de Fora.

A mulher em suas diferentes fases da vida

A primeira palestra foi conduzida por Luciana Miranda Marcon, médica com residência em Ginecologia e Obstetrícia e Mastologia, que apresentou o tema “Mulher de fases: biologia, emoções e potência ao longo da vida”. Durante sua apresentação, ela destacou que a mulher possui uma dinâmica biológica e emocional própria, marcada por ciclos hormonais que influenciam diferentes aspectos da vida.

Segundo ela, compreender essa natureza cíclica é fundamental para promover saúde e qualidade de vida. “A mulher é cíclica, não linear. Oscilar não é fragilidade, é fisiologia”, destacou a médica durante a palestra.

Luciana também explicou as principais transições da vida feminina, desde a menarca (primeira menstruação), passando pela fase reprodutiva e maternidade, até o climatério e a menopausa, ressaltando a importância do acompanhamento médico e do cuidado com o corpo ao longo dessas etapas.

Ela reforçou ainda a necessidade de a mulher assumir o protagonismo sobre sua própria saúde, por meio de consultas regulares, exames preventivos e hábitos saudáveis. Ao final, a médica deixou uma mensagem de valorização da mulher, destacando que cada trajetória feminina é marcada por desafios, cuidado e dedicação.

Saúde mental e desafios no ambiente de trabalho

A segunda palestra foi ministrada por Gustavo Saggioro, médico pós-graduado em Psiquiatria, Dependência Química e Dependência Digital, que abordou o tema “Saúde mental da mulher e o mundo do trabalho: o que sabemos e o que não sabemos para evitar o adoecimento”. Durante a apresentação, o especialista destacou que a saúde mental feminina envolve uma combinação de fatores biológicos, sociais e econômicos.

Estudos indicam que as mulheres têm duas vezes mais chances de desenvolver transtornos como ansiedade, depressão e burnout em comparação aos homens. Segundo ele, esse cenário está diretamente relacionado a questões como dupla ou tripla jornada de trabalho, pressões sociais e desigualdades de gênero.

O médico também chamou atenção para fatores de risco que podem levar ao adoecimento mental, como sobrecarga de trabalho, assédio moral, metas abusivas e falta de apoio organizacional. Entre os sinais de alerta, ele destacou sintomas como exaustão emocional, perda de produtividade, sensação de sobrecarga e sentimentos de culpa, que muitas vezes são negligenciados ou subdiagnosticados.

Outro ponto abordado foi o impacto das mudanças no ambiente de trabalho e a necessidade de que empresas adotem políticas de prevenção e promoção da saúde mental. Segundo o especialista, organizações que investem no bem-estar emocional de seus colaboradores apresentam melhores resultados e ambientes mais saudáveis.

Ao final do evento, a presidente Mariângela Marcon agradeceu novamente a presença das colaboradoras e convidou todas para um momento de confraternização. A iniciativa reforça o compromisso da FIEMG Regional Zona da Mata em promover ações voltadas à valorização das pessoas e ao bem-estar de suas equipes, fortalecendo um ambiente institucional cada vez mais humano, saudável e inclusivo.

.

Graciele Vianna

Imprensa FIEMG

Compartilhe este post:

Posts relacionados

Faturamento da indústria mineira cresce pelo terceiro mês seguido em abril

A indústria mineira registrou crescimento de 1,5% no faturamento real em abril na comparação com março, marcando o terceiro resultado positivo consecutivo do indicador. O desempenho foi impulsionado pelo aumento dos pedidos em carteira nos segmentos extrativo e de transformação, segundo a Pesquisa Indicadores Industriais da FIEMG. As horas trabalhadas na produção também avançaram, com […]

Comunicação estratégica fortalece lideranças em treinamento promovido pela FIEMG Regional Zona da Mata

A comunicação é uma das competências mais importantes para quem ocupa posições de liderança. Mais do que transmitir informações, comunicar-se de forma clara, assertiva e empática é essencial para inspirar pessoas, fortalecer relacionamentos e alcançar melhores resultados. Com esse propósito, a FIEMG Regional Zona da Mata realizou, no dia 26 de maio, o treinamento “Estratégias […]

FIEMG ZM promove treinamento para fortalecer a gestão de compras e aumentar a eficiência das empresas

Comprar bem vai muito além de negociar preços. Em um cenário cada vez mais competitivo, a gestão estratégica de compras se tornou uma peça fundamental para reduzir custos, otimizar estoques, evitar desperdícios e melhorar os resultados das empresas. Pensando nisso, a FIEMG Regional Zona da Mata realiza, no dia 10 de julho, o treinamento presencial “Formação de […]

Oficina de Inovação reúne profissionais da indústria em Juiz de Fora para transformar desafios em soluções

A unidade SESI de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) de Juiz de Fora recebeu, no dia 27 de maio, a Oficina de Inovação promovida pelo Hub de Inovação em Saúde Corporativa da FIEMG. A busca por soluções inovadoras para os desafios da indústria foi o foco da iniciativa, realizada na Escola SESI Granbery. O […]

Demissões voluntárias aumentam 148% em Minas Gerais em seis anos, aponta FIEMG

As demissões voluntárias em Minas Gerais cresceram 148%, passando de 384,1 mil para 952,7 mil entre 2020 a 2025, segundo levantamento da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG). O avanço expressivo ocorre em um contexto de aquecimento do mercado de trabalho, marcado por um maior dinamismo e ampliação das oportunidades de emprego. […]

FIEMG Zona da Mata sedia reunião da Agência de Desenvolvimento e reforça compromisso com o desenvolvimento regional

A FIEMG Regional Zona da Mata foi anfitriã, no dia 28 de maio, da 122ª Reunião Ordinária Empresarial do Comitê de Parceiros da Agência de Desenvolvimento de Juiz de Fora e Região (ADJFR). Realizado na sede da entidade, em Juiz de Fora, o encontro reuniu empresários, lideranças institucionais e representantes de organizações parceiras em uma […]